Dar a conhecer aos alunos as inúmeras tecnologias que podem ser usadas para retirar energia de fontes renováveis bem como os seus princípios de funcionamento, promovendo no final o debate e discussão da temática. Estamos também abertos a outras sugestões de temas na nossa área.
Apresentação: 15 a 20 minutos
Resposta a perguntas e discussão: 25 a 30 min
Total: 45 minutos
Nota: A atividade pode ser reduzida à apresentação apenas caso o professor pretenda realizar outras atividades propostas.
Computador portátil e videoprojector
Nota: no caso da atividade se realizar na escola, esta deverá facultar: videoprojector.
Nota2: se a escola não possuir videoprojector, está deverá avisar o Energia das Escolas para que possamos adaptar a apresentação aos meios disponíveis.
Todas as idades, o conteúdo será adaptado à idade dos alunos.
Visitar e conhecer o Campus Solar da FCUL e a maior Central de Minigeração Fotovoltaica urbana do país: os nossos telhados. Mais informações aqui.
A atividade tem duração prevista de 30 minutos para Campus Solar e 30 minutos para a Central de Minigeração Fotovoltaica. Podendo-se optar por visitar ambas ou apenas uma delas.
A realização desta atividade está dependente das condições meteorológicas.
Aconselha-se os participantes a trazerem proteções para o sol.
Alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico, ensino secundário ou superior.
Criar carros com materiais reciclados e movidos por pequenos motores elétricos acionados por um painel fotovoltaico.
Opção 1: longa duração
Preparação da sala: 10 min Apresentação: 15 min Discussão de ideias e dúvidas: 5 min Construção dos carros: 45 a 50 min Corrida e seleção do vencedor: 15 a 20 min Total: 1h30 min |
Opção 2: curta duração
Preparação da sala: 10 min Apresentação: 10 minutos Discussão de ideias e dúvidas: 0 min Construção dos carros: 25 a 30 minutos Corrida e seleção do vencedor: 10 a 15 min Total: 1 h |
Nota: A escolha da duração da atividade dependerá do professor. Sendo que para um elevado número de alunos recomenda-se a opção de longa duração.
Painel fotovoltaico, motor elétrico, fios elétricos, tesoura, cola, fita-cola, elásticos Cartolina, cartão, papel e materiais reciclados como por exemplo copos de plástico, latas, pacotes de sumo, garrafas de água, tampas de garrafas.
Nota: no caso da atividade se realizar na escola, esta deverá facultar: mesas e videoprojector.
Nota2: se a escola não possuir videoprojector, está deverá avisar o Energia das Escolas para que possamos adaptar a apresentação aos meios disponíveis.
Nota 3: Não sendo obrigatório, pedimos que as escolas também através dos alunos disponibilizar algum do material como tesouras, cartão, papel e alguns materiais reciclados, sendo aconselhado um de cada material por cada 3 alunos.
Alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico, bem como alunos do ensino secundário.
Criar máquinas autónomas capazes de fazer rabiscos em papel, com materiais reciclados e movidos por pequenos motores elétricos acionados por um painel fotovoltaico.
Painel fotovoltaico, motor elétrico, excêntrico de silicone, fios elétricos, tesoura, cola, fita-cola, elásticos Cartolina, cartão, papel e materiais reciclados como por exemplo copos de plástico, latas, pacotes de sumo, garrafas de água, tampas de garrafas.
Nota: Nota: no caso da atividade se realizar na escola, esta deverá facultar: mesas e videoprojector.
Nota2: se a escola não possuir videoprojector, está deverá avisar o Energia das Escolas para que possamos adaptar a apresentação aos meios disponíveis.
Nota 3: Não sendo obrigatório, pedimos que as escolas também através dos alunos disponibilizar algum do material como tesouras, cartão, papel e alguns materiais reciclados, sendo aconselhado um de cada material por cada 3 alunos.
Alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico.
Estudo e criação de um protótipo de uma pá de uma turbina eólica vertical usando esferovite e uma máquina de fio quente.
NOTA: a atividade está de momento a ser remodelada com vista a substituir o corte de esferovite pela construção (por parte dos alunos) de pás em latão que, juntamente a um motores/geradores, deverá fornecer energia para iluminar um LED.
Videoprojector.
Nota: no caso da atividade se realizar na escola, esta deverá facultar: mesas e videoprojector.
Nota2: se a escola não possuir videoprojector, está deverá avisar o Energia das Escolas para que possamos adaptar a apresentação aos meios disponíveis.
Alunos do 3º ciclo do ensino básico, bem como alunos do ensino secundário.
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